Parceria entre a Prefeitura de SFI e a Gesa para beneficiar moradores de Gargaú


A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, se reuniu em seu Gabinete com representantes do Parque Eólico de Gargaú (Gesa – Gargaú Energética S/A), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), além de integrantes da equipe de Governo. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (22) e objetivou tratar assuntos referentes a atendimento de condicionantes da licença de operação do parque e projetos futuros para os moradores Gargaú.


Segundo o superintendente regional do Inea, Renê Justen, “dentro do processo de licenciamento do Parque Eólico ficaram definidas algumas condicionantes na licença ambiental, sendo que uma delas está relacionada à educação ambiental que a Gesa tem que realizar. Estamos buscando isso numa parceria com a prefeitura. A outra parte é fazer o zoneamento do crescimento de Gargaú”.

Através desta cooperação está prevista no Centro Cultural Barracão a implantação de um projeto de referência em educação ambiental para o município, por intermédio de um termo de doação, com materiais que serão usados na montagem de sala de audiovisual, local de exposições, lançamento de livros, mostra de fotos, feira com produtos regionais e um pequeno museu com peças que remontam o passado.

Francimara informou que a gestão do Barracão passará para a Secretaria de Meio Ambiente, onde os projetos serão desenvolvidos. “O município está disposto a ajudar no que for possível, através desta parceria com a Gesa, que beneficiará os moradores do município com mais conscientização por meio da educação ambiental”, ressaltou a prefeita.

No encontro ficou acertado o envio digital do estudo, apontado também como condicionante para mapeamento do manguezal de Gargaú. Uma nova reunião está agendada para acontecer no próximo dia 26 de abril, às 9h, na sede da Prefeitura de SFI, a fim de fazer avaliação dos programas e visitas de campo.

Participaram ainda do encontro o secretário municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Roberto Vinagre; o subprocurador do município, Juliano Fernandes Gomes; a diretora de Fiscalização e Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Lucimara Cardoso; além do engenheiro Eduardo Oliveira e a coordenadora de Meio Ambiente Melina Casado, ambos da Gesa.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, destacou que a parceria da prefeitura com a Gesa “trará um enorme ganho para a nossa comunidade, de interesse sócio ambiental, cultural e patrimonial e que poderá se tornar referência em toda a região”.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.