Espécie nativa de peixe é solta no Rio Paraíba do Sul em Campos
Nesta terça-feira(27), será realizada a soltura de peixes da espécie nativa “curimba” no Rio Paraíba do Sul, a partir das 11 horas, no Cais da Lapa, em Campos. O evento é pelo Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22, mas que, por conta das chuvas da semana passada, foi adiado em Campos. A iniciativa é da Superintendência de Pesca e Aquicultura em parceria com a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) e o projeto Rema Campos.
A soltura de peixes é simbólica e tem como finalidade incentivar a população na recuperação do Rio Paraíba do Sul com pequenas atitudes. A piracema que acontece em setembro significa que no momento em que os peixes mais precisarem de água, o volume estará abaixo do ideal podendo comprometer a reprodução das espécies. Este é o primeiro passo para investir no repovoamento do Paraíba. Algumas espécies estão próximas da extinção, garantem especialistas. Inúmeras famílias da região já não conseguem sobreviver com a pesca.
A analista ambiental Josélia Dutra destacou que a iniciativa é uma forma de contribuir e incentivar a população a se sensibilizar com as causas que envolvem o meio ambiente. Ela participa da parceria da empresa Corbion com a Prefeitura de Campos por meio da FMIJ. Ambas desenvolveram o projeto PlantAí com hortas criadas nas dependências da Fundação Municipal. Ações como plantio de árvores frutíferas e a limpeza do Rio Paraíba do Sul também já foram executadas.

27 de Março, 2018