Reinauguração da Padaria Escola nesta quarta-feira (14) em Valão Seco. Fotos


A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, ao lado do vice-prefeito e secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Claudio Henriques, reinaugurou a Padaria Escola, na localidade de Valão Seco, na tarde desta quarta-feira (14). Durante a solenidade, que contou com a presença de outras autoridades municipais, ocorreu também o início do Curso de Padeiro e Confeiteiro, que é totalmente gratuito para os alunos e acontece em parceria com a “Pré-Sal”, escola de formação profissional.

“É com muita alegria que entregamos a Padaria Escola remodelada para o povo de São Francisco de Itabapoana, que estava fechada desde 2015. Com a qualificação dos moradores do município, a partir do Curso de Curso de Padeiro e Confeiteiro, estamos criando oportunidades para que mais pessoas possam ingressar no mercado de trabalho, gerando renda para as suas respectivas famílias”, destacou Francimara.

O secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, ressaltou que o curso está com cerca de 80 alunos divididos em quatro turmas, que durante quatro meses participarão das aulas pela manhã e à tarde, duas vezes por semana.  

“Os alunos terão uma profissão por intermédio do curso e com recebimento de diploma. Agradecemos à ‘Pré-Sal’ pela parceria e à prefeita Francimara, não apenas pela qualificação, mas também pela reabertura da Padaria Escola, que vai beneficiar tantos moradores do município”, ressaltou Azeredo, acrescentando que durante a reforma foram realizados reparos no telhado, nas partes elétrica e hidráulica, pintura geral no prédio e conserto de equipamentos.

A prefeita Francimara entregou uniformes do curso para Moisés de Oliveira Souza e Jaqueline Alves Henriques Rodrigues, representando os demais alunos. Depois da solenidade, todos os presentes foram convidados para conhecer as dependências da Padaria Escola e puderam saborear os doces e salgados produzidos na própria unidade.

Estiveram presentes ainda ao evento os secretários municipais Gustavo Ramos (Transporte), Sebastião Campista (Saúde), Igor Leal (Administração), Erbson Pires (Particular), Augusto Alves (Turismo, Indústria e Comércio), Daniel Machado (Esporte e Lazer) e Fredy Beshara (Fazenda); os subsecretários Ezaque da Penha (Trabalho e Desenvolvimento Humano), Renato Cunha (Administração), Erve de Almeida (Turismo, Indústria e Comércio), Rita Alexim (Controle Interno) e João Manhães (Agricultura, Abastecimento e Pesca); o assessor de Programa e Projetos Especiais da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Maycon Morais; o comandante da Guarda Civil Municipal, Fabiano Vasconcellos, além dos vereadores Leandro Luiz Couto Lemos, o Leandro Babão; Marcos Antonio Oliveira Santos, o Marquinhos de Santo Amaro; e Humberto Ramos Martins, o Bebeto Ramos.

Aprovação à qualificação e vagas ainda disponíveis até esta sexta (16)

A artesã Carmem Lúcia Mendes Belmiro, 54 anos, moradora no Centro, elogiou a iniciativa por parte da Prefeitura de SFI e revelou o que pretende fazer após receber o diploma.

“Sou beneficiária do Programa Bolsa Família. Já sei fazer alguns doces caseiros, mas com o Curso de Padeiro e Confeiteiro terei a oportunidade de me profissionalizar. Meu objetivo é passar a vender doces e outros produtos que vou aprender a fabricar para aumentar a renda da minha família”, declarou Carmem Lúcia, que tem uma filha adolescente.

Quem estiver interessado em participar do curso ainda há vagas, mas são limitadas. Para se inscrever é preciso ser beneficiário do Bolsa Família ou estar cadastrado no CadÚnico Federal. É necessário comparecer à sede da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano, na Avenida Edenites da Silva Viana, nº 87, Centro, até esta sexta-feira (16), das 8h às 17h, levando documento de identidade, CPF, comprovante de residência, o Número de Identificação Social (NIS) ou o Cartão do Bolsa Família.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.