Prefeita Francimara decreta Situação de Emergência em SFI


A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, decretou Situação de Emergência no município, em decorrência dos estragos provocados pelas chuvas intensas nos últimos dias. Além de danificar estradas, a força da água derrubou pontes, desabrigou moradores e provocou prejuízos na Agricultura e Pecuária ao dificultar o escoamento da produção. O decreto tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por até no máximo mais 90 dias.


“Desde que as chuvas vêm afetando o município estamos empenhados em prestar auxílio aos moradores com ações integradas e a participação efetiva da nossa equipe de Governo. Estive pessoalmente na maioria das localidades afetadas e decidimos pelo decreto para agilizar as ações. Estamos atentos e prestando a assistência necessária para minimizar os impactos provocados”, afirmou Francimara.

A procuradora geral do município, Eliza Abud, explicou quais os principais objetivos do decreto. “Com a decretação da Situação de Emergência, SFI terá condições de obter a captação de recursos dos governos Estadual e Federal,  além de mais rapidez nos procedimentos licitatórios para a compra de materiais ou contratação de serviços específicos para amenizar os problemas advindos das chuvas”, ressaltou Eliza.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil, Ilzomar Soares, as principais localidades afetadas foram Imburi, Santa Clara, Espiador, Santa Luiza, Ponto de Cacimbas, Deserto Feliz e Gargaú.

“Temos 26 pessoas que ficaram desabrigadas: quatro famílias da localidade de Imburi e duas da Praia de Santa Clara. O município está prestando auxílio com moradia, alimentação, roupas e assistência médica. Prioritariamente os recursos que obtivermos serão utilizados na recuperação de estradas, reconstrução de pontes e no aluguel social”, informou Soares.
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.