Macaé/400 vagas: inscrições para o Núcleo de Tecnologia prorrogadas até sábado


Podem se inscrever professores que atuam ou não em laboratórios de informática e outros da educação.

Foram prorrogadas até o próximo dia 10 (sábado), as inscrições para os cursos oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Educação. A programação na modalidade de Educação à Distância é direcionada aos profissionais da educação que desejam ampliar conhecimentos quanto às ferramentas tecnológicas que podem contribuir com o dia a dia escolar. Os interessados podem se cadastrar pelo site http://www.ntmmacae.com.

 Podem se inscrever professores que atuam ou não em laboratórios de informática e outros funcionários da educação. Ao todo, são oferecidas 400 vagas, nos seguintes cursos: “Curta na Sala de Aula”, Uso Ético, Seguro e Legal da Tecnologia – Desafios da Educação na Era Digital”, “Introdução aos Recursos do Google para a Educação” e “Educador Digital II”. Os cursos são gratuitos.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, os cursos atraem a todos os profissionais da educação, em especial, educadores que fazem uso de estratégias virtuais para contribuir com o processo de ensino.

Cronograma

Cada módulo terá a duração de quatro meses e vai envolver cerca de 100 educadores em cada curso. Para melhor conhecer os cursos, serão promovidos, a partir de segunda-feira (12), encontros presenciais com os participantes, às 8h e 13h30. Na segunda-feira será com os integrantes do módulo Introdução aos Recursos do Google para a Educação. O cronograma segue, na terça-feira (13), com os que vão fazer parte do curso “Educador Digital II. Na quarta-feira (14), será a vez do curso “Curta na Sala de Aula” e finalizando, na quinta-feira (15), haverá encontro do curso, “Uso Ético, Seguro e Legal da Tecnologia”.

Os cursos segundo o coordenador do NTM, Alex Bogado, fazem parte de uma plataforma especial desenvolvida pelos formadores do núcleo com o objetivo de reforçar o uso de recursos tecnológicos ligados á prática pedagógica na sala de aula.

Programação

O curso “Uso ético, seguro e legal da tecnologia – Desafios da educação na era digital” vai enfocar atitudes e posturas diante do perigo dos crimes virtuais, seja na prática pedagógica como também no cotidiano através da discussão dos casos em que caracterizem crimes virtuais.

Já o “Curta na sala de aula” destacará temas como roteiro, som, imagem e edição de vídeos. No decorrer do curso serão indicados diferentes programas e aplicativos para a preparação de um curta para ir além do roteiro comum. A proposta é preparar o professor para uma significação pedagógica do uso do curta na sala de aula.

A proposta do curso “Introdução aos recursos do Google para a educação” é apresentar as funcionalidades, além de suas aplicações e utilização na prática pedagógica, das principais ferramentas do Google: Gmail, Hangout, Agenda, Pesquisa, Chrome, Youtube.

Direcionado aos professores, o curso “Educador Digital II” será oferecido com a finalidade de apresentar a utilização das ferramentas tecnológicas de maneira pedagógica, propiciando a inclusão de práticas em sala de aula. A proposta é possibilitar aos alunos um espaço de troca de experiências com orientações e técnicas para utilização de vídeos, apresentações eletrônicos e áudios em sala de aula. assim como o uso de sites com caráter educacional.Campos24horas
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU