Distribuição de repelentes é estendida para todas as gestantes de SFI


A partir desta segunda-feira (5), todas as gestantes são franciscanas podem retirar repelentes em dois pontos de distribuição, em São Francisco de Itabapoana (SFI).


A entrega estava sendo realizada somente para pacientes cadastradas no Programa Bolsa Família seguindo determinação do Ministério da Saúde. Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) decidiu estender a oferta, devido à grande disponibilidade no estoque, a todas as grávidas assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Pacientes que não podem tomar a vacina contra a febre amarela também poderão retirar o repelente.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, o uso do produto ajuda a evitar problemas para o feto, causados pelos vírus Zika e Chikungunya, como, por exemplo, a microcefalia.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos pede às gestantes que busquem os locais de distribuição para retirar o insumo. “Não só como gestora da saúde pública de SFI, mas, principalmente como mãe, sei dos cuidados que devemos ter durante a gestação. Os repelentes ajudam de forma significativa na proteção da criança que está sendo gerada”, destacou.

Os dois pontos para retirar o material são a Clínica da Família, na área central do município, e a Farmácia Municipal, na localidade de Ponto de Cacimbas, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12h. Para receber o repelente é necessário apresentar o Registro Geral (RG), o Cartão do SUS e do pré-natal.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU