Fotos-SFI comemorou 23 anos de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira (18-01).


São Francisco de Itabapoana (SFI) comemorou 23 anos de emancipação político-administrativa na manhã desta quinta-feira (18). Além de solenidade na Praça dos Três Poderes, em frente à sede da prefeitura, que contou com a presença da prefeita Francimara Barbosa Lemos e várias autoridades, houve a celebração de Missa em Ação de Graças.

Durante o evento comemorativo, o grupo musical Art Lata tocou o Hino Nacional Brasileiro, sendo hasteadas as bandeiras do Brasil, do Estado e do município. Francimara, que fez um discurso emocionado, falou da alegria de comemorar o aniversário de SFI sendo a primeira mulher a governar o município.

“Hoje é um dia de festa para São Francisco de Itabapoana. Fico muito feliz comemorando os 23 anos de emancipação sendo a primeira mulher eleita prefeita e o meu nome já entrou para a história da cidade onde meu pai vendendo suas galinhas, tapioca e farinha criou os filhos. É um orgulho ser filha dele, estar prefeita de SFI e poder comemorar esta data”, ressaltou a prefeita, que chegou a chorar ao lembrar-se dos seis meses de falecimento do pai, Francisco Ribeiro da Silva, aos 79 anos, que era mais conhecido como Chico Galinheiro.

Francimara destacou ainda: “Eu quero ser diferente, preservando a minha humildade e com minha força de vontade. Graças a todos vocês hoje estou prefeita e vou honrar meus compromissos. Parabéns à população de SFI, um povo guerreiro e trabalhador! Obrigada também ao meu marido Frederico (Barbosa Lemos), que esteve à frente da prefeitura e também muito contribuiu para o engrandecimento do nosso município”, revelou a prefeita.

Entre as autoridades presentes ao evento o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Claudio Henriques; secretários municipais e outros integrantes do Governo; o ex-prefeito de SFI Frederico Barbosa Lemos; os deputados estaduais Gil Vianna e João Peixoto; o presidente da Câmara Municipal de SFI, vereador José Pinto Filho “Pintinho”, e um grupo de vereadores; a delegada titular da 147ª Delegacia de Polícia Civil de SFI, Ivana Morgado; representantes de associações de moradores; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-SFI), Gerson Wellington; e o pastor evangélico Adilson Sacramento.

Logo após o término da solenidade na Praça dos Três Poderes, a prefeita Francimara e um grupo de presentes se deslocaram até a Igreja Matriz, no Centro da cidade, onde assistiram à Missa em Ação de Graças celebrada pelos padres Lucas Mendes e Alex da Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião de Barra do Itabapoana.

Ponto facultativo

Devido ao feriado municipal da emancipação, nesta sexta-feira (19) é ponto facultativo nas repartições públicas de SFI, no entanto, os serviços considerados essenciais à população vão funcionar normalmente.

História

Em 1995, através da lei estadual nº 2379, a Vila de São João da Barra, chamada de São Francisco de Paula, ganhou autonomia, tornando-se o segundo maior município do Estado do Rio de Janeiro em extensão territorial, ocupando uma área de 1.117 km². A vila do distrito de Barra Seca passou, então, a ser município de SFI.

SFI conta com três distritos – São Francisco de Itabapoana, Barra Seca e Maniva – e, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), possui pouco mais de 41 mil habitantes (2017). São mais de 60 quilômetros de litoral.
Ascom SFI
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU