Palestra Novembro Azul conscientiza homens sobre a prevenção ao câncer de próstata


   A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac), realizou uma palestra para marcar o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização aos homens sobre as ações de prevenção ao câncer de próstata. 

 

 O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (24), no Salão da Igreja Matriz, no Centro da cidade. O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos. A palestra foi ministrada pela coordenadora do Nuprapac, a médica oncologista clínica Elizabeth Uhl, que destacou as informações básicas que todos os homens precisam saber a respeito da doença, que mata em média 14 mil pessoas por ano no Brasil. “Todos os homens apresentam o crescimento da próstata com o decorrer da idade. Habitualmente, acima dos 50 anos, é indicado em linhas gerais que o homem procure fazer uma avaliação médica urológica uma vez por ano. Se ele tem casos de câncer de próstata na família, sobretudo pai ou irmão, ainda que não tenha nenhum tipo de sintoma, este procedimento deve começar aos 45 anos”, revelou a médica. Em relação aos sintomas da doença, Elizabeth enumerou os principais. “Dificuldade para urinar, incluindo o gotejamento, ardência e dor; sensação de esvaziamento incompleto da bexiga; aumento da frequência em urinar de dia e de noite; redução da força e do jato de urina; sangramento ao urinar; infecção urinária e às vezes na avaliação médica se descobrir que tem alguma elevação do PSA com alguma alteração da próstata associada, o que pode indicar uma suspeita de câncer; entre outros”, ressaltou. 
  A coordenadora do Nuprapac revelou os principais cuidados para evitar a doença. “Ter hábitos alimentares mais saudáveis através de uma dieta com menos gordura e mais alimentos ricos em fibras (pão e arroz integral, aveia, cevada, granola, etc.), frutas e carnes brancas (frango e peixe). É importante ainda manter-se dentro do peso evitando a obesidade, praticar atividades físicas 30 minutos por dia ou pelo menos três vezes por semana, evitar álcool e fumo, observar os sintomas e procurar assistência médica”, destacou a oncologista. Ao término da palestra teve distribuição de kits de orientação para os presentes. 
 A médica Elizabeth agradeceu à prefeita Francimara, à Secretaria Municipal de Saúde, aos agentes comunitários e às integrantes do Nuprapac pela colaboração para a realização do evento e ainda ao padre Lucas Mendes por ceder o salão da igreja. Depoimento emocionado Roberto Siqueira, 70 anos, que assistiu atentamente à palestra, deu um depoimento emocionado ao falar sobre o assunto. “Há um ano e seis meses estou em tratamento médico depois de ser diagnosticado com a doença. Gostaria de parabenizar pela iniciativa e transmitir um recado aos homens: não sejam covardes e procurem um médico para cuidar da saúde”, declarou, numa alusão a um dos maiores tabus na resistência masculina em realizar o exame de toque retal, considerado essencial na prevenção contra o câncer de próstata.
  O secretário de Saúde elogiou os organizadores da palestra e a todos os envolvidos. “Gostaria de parabenizar a coordenadora do Nuprapac por mais este evento. A prefeita Francimara está resgatando esta mentalidade de ações voltadas à prevenção na saúde aqui no município, pensando em cada vez mais evitar que a população adoeça”, disse Campista. Estiveram presentes ainda o diretor-presidente da Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana (Emtransfi), coronel Eduardo Dias; o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Fabiano Vasconcellos; o subsecretário municipal de Administração, Renato Cunha; e o assessor da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, Anderson Coutinho. Dezembro Laranja A enfermeira oncológica do Nuprapac, Virgínia Corrêa, informou aos presentes que no mês que vem haverá uma nova campanha no município: o Dezembro Laranja, que será de prevenção ao câncer de pele. 
  “Vamos ressaltar a importância de usar chapéu, óculos de sol, camiseta nas praias, protetor solar diariamente, evitar exposição solar entre 10h e 16h e ingerir bastante líquidos”, reforçou. Ascom SFI
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.