Campanha conta a raiva animal começa neste sábado em SFI


   As equipes de vacinação permanecerão nos postos das 09h às 16h. O Coordenador da vigilância sanitária do município Carlos Magno Mariano alerta que, na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia, e os gatos em caixas ou gaiolas apropriadas. 

  Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira “Todos os cães e gatos a partir de cinco meses de vida devem ser vacinados. Esperamos uma cobertura vacinal bem ampla desses animais e isso requer uma conscientização de seus donos para que os levem aos postos para serem vacinados”, enfatizou Carlos Magno.
 Sintomas – Os sintomas mais comuns da raiva são o comportamento agressivo, medo de luz e água, e muita eliminação de baba. A doença é letal. A orientação da Vigilância Sanitária para quem encontrar um animal com suspeita de que esteja com raiva, é não entrar em contato com o bicho. O mesmo vale para morcegos. O morador deve informar à Vigilância Sanitária que adotará as providências cabíveis. Em caso de contato acidental com animal possivelmente infectado, a pessoa deve lavar bem a parte do corpo com água e sabão, procurando imediatamente atendimento médico. 
  Doença incurável – A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso central do homem, sendo incurável e levando a óbito quase todos os pacientes acometidos por ela. Todos os mamíferos podem transmitir ao homem o vírus da raiva, mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de se controlar a doença. 
  Postos de vacinação – Postos do Programa Saúde da Família (PSF) em Gargaú, Campo Novo de Cacimbas, Santa Clara, Praia dos Sonhos, Guaxindiba, Amontado, Coréia, Buena, Barra de Itabapoana, Paraíso, Travessão, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Carrapato, posto de vacinação na Praça São Francisco de Paula, área central da cidade, Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Imburi, Floresta e Pingo D Água. 
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU