Secretários participam de reunião do Conselho Comunitário de Segurança


        Diversos secretários do executivo municipal participaram na manhã desta terça-feira (07) de mais uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança de São Francisco de Itabapoana (Conseg-SFI). O encontro deste mês começou por volta das 10h e aconteceu no Praia Clube Guaxindiba. Entre os temas debatidos estão os requisitos necessários para a realização de eventos e os índices de criminalidade no município. No início da reunião, o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Fabiano Santos explicou que por “decisões estratégicas” realizou recentemente a troca no comando de diversas Cias de Polícia, inclusive a 3ª, em SFI, sendo “uma decisão comum no meio policial”.
     Ele afirmou que a Polícia Militar (PM) precisa do auxílio da população para combater a criminalidade, uma vez que atua a partir de estatísticas oriundas do registro de Boletim de Ocorrência (BO). Santos destacou ainda a parceria entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a PM, o que proporcionou que mais policiais militares fossem a rua. Saiba mais sobre essa cooperação clicando aqui. Segundo ele, ações em conjunto para o período do verão já estão sendo pensadas. Quanto a realização de eventos, o comandante do 8º BPM explicou que a PM precisa ser notificada pelo menos 40 dias antes do dia do acontecimento, pois atua com base em programação e depende ainda da liberação de outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros. 
       O comandante da 3ª Cia, em SFI, tenente Prado leu parte do decreto estadual 44.617 de fevereiro de 2014, que dispõe sobre a autorização para realização de eventos “que promovam concentrações de pessoas, no âmbito do estado do Rio de Janeiro”. “Cabe a PM cumprir a lei”, ressaltou. De acordo com o diretor-presidente da Empresa Municipal de Trânsito de SFI (Emtransfi), coronel Eduardo Dias, o órgão está à disposição de organizadores de evento para sanar quaisquer dúvidas.
       O secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Alves, destacou a importância do cumprimento por parte das organizações dos eventos do decreto do governo estadual. Ele pontuou ainda que a secretaria está terminando de planejar as atividades da alta temporada e pretende “fazer um verão voltado para as famílias”. A expectativa é que cerca de 40 mil pessoas passem pelo município neste período. Também participaram da reunião o comandante da 4ª Cia do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), tenente Machado; a delegada de 146º Delegacia de Polícia, em SFI, Ivana Morgado; o secretário municipal de Administração, Igor Leal, e o sub, Renato Cunha; o comandante da GCM, Fabiano Vasconcellos; e subsecretário municipal de Agricultura e Pesca, João da Ótica. A próxima reunião do Conseg-SFI acontecerá no próximo dia 28, no salão da Associação de Moradores da Praia de Santa Clara. Fonte:Ascom
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU