Laudo em exame de bebê de SFI descarta meningite meningocócica
Resultado foi divulgado pela Vigilância Epidemiológica do Hospital Ferreira Machado. Saiu o laudo do exame feito para investigar a morte de um bebê da Praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana, que faleceu na madrugada do dia 23 de outubro com suspeita de meningite. Segundo o diretor da Vigilância Epidemiológica do Hospital Ferreira Machado, o infectologista Telmo Garcia, o laudo descartou meningite meningocócica.
Segundo Garcia, a criança teve sim meningite, mas do tipo pneumocócica, como consequência de uma infecção respiratória que evoluiu para o quadro da inflamação da meninge. Com a confirmação, está descartada qualquer medida de quimioprofilaxia, que é a administração de um medicamento conhecido como Rifampicina a indivíduos que tiveram contato próximo com a pessoa infectada.
A quimioprofilaxia deve ser feito apenas em casos de meningite meningocócica e meningite por Haemophilus Influenzae, o que não foi o caso do bebê. Segundo o secretário de Saúde de SFI, Sebastião Campista, não há motivo para pânico e a população pode ficar tranquila, pois a forma mais preocupante de meningite, a meningocócica foi descartada. “O que vamos fazer é acompanhar de perto a família para ver se há outras pessoas com problemas respiratórios que possam ser tratados para que se evite a evolução para complicações, como foi o caso deste bebê”, disse.
Fonte:Campos24horas

1 de Novembro, 2017