Lagoa do Comércio: preservação de áreas verdes em SFI


   A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, trabalha intensamente em ações prioritárias para preservação de áreas verdes. Um dos projetos de revitalização e urbanização está em andamento na Lagoa do Comércio, em Gargaú, constante nas propostas de Governo da prefeita Francimara Barbosa Lemos, que têm o compromisso de atuar nesta área ambiental, considerada de grande importância ecológica, cultural e patrimonial. 

   A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Superintendência do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vem atuando de maneira decisiva em alguns espaços sensíveis, objetivando recuperá-los para uma garantia melhor no futuro. 
  “Nossa administração está sempre discutindo firmemente as questões ambientais do município para definir linhas de gestão, priorizando os projetos nesta área”, destacou a prefeita Francimara. Recentemente, a Secretaria de Meio Ambiente, com auxílio da Secretaria Municipal de Transportes, retirou toneladas de materiais inservíveis do Riacho do Buraco Fundo, troncos de árvores e restos de construções, que agiam como barreira física.

 “Isso impedia a fluidez e hidrodinâmica fazendo com que a Lagoa do Comércio estivesse sempre com estagnação de água e provocava a queda da quantidade de oxigênio e problemas paralelos que ainda correm o risco de surgir como revolvimento do fundo lodoso, mas que o próprio ambiente pode se restabelecer por resiliência (recuperação)”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares. 

   O secretário ressaltou que, a partir da urbanização da Lagoa do Comércio, cujo prazo previsto para o término é em novembro deste ano, várias outras ações pontuais estarão em andamento, como retirada de animais de pequeno e grande porte, proibição de pesca predatória com redes de espera, tarrafas e arrasto e fixação de placas educativas e proibitivas. Ascom SFI
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.