FOTOS – SFI: Prefeita Francimara lança Programa ID Jovem no município


    Em seu discurso, a prefeita reafirmou que os jovens não serão esquecidos pelo poder público. Na presença de dezenas de estudantes das redes municipal e estadual de ensino, a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, lançou o Programa Identidade (ID) Jovem na tarde desta segunda-feira (02) no município. A assinatura do termo de compromisso e parceria entre os governos municipal, estadual e federal aconteceu em uma solenidade, no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, no Centro da cidade. Durante o evento foram emitidas as primeiras carteirinhas. 
   A cerimônia começou com a execução do Hino Nacional pelo Grupo Art Lata, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Hino Municipal, também com a participação do projeto, além do violinista Izaac Jerez e da regente Emilly Carneiro. Em seguida, houve a apresentação do grupo de dança Spot Art, formado por alunos da Secretaria Municipal de Educação e Cultural (SMEC). Em seu discurso, Francimara reafirmou que os jovens não serão esquecidos pelo poder público. “É com muita alegria que estamos aqui! Agradeço a todos os envolvidos que permitiram o lançamento do ID Jovem em São Francisco de Itabapoana. Muita coisa ainda está por acontecer em nosso Governo para beneficiar a juventude do município”, ressaltou a prefeita. Representando a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, o diretor do Departamento da Juventude, Gabriel Cardoso, destacou que o ID Jovem é um grande avanço para os jovens são franciscanos. 
   O diretor de programas e projetos da SMEC, Valnei Soares, representou a secretaria e também elogiou os benefícios concedidos pelo projeto e a expectativa de novos programas voltados para a juventude do município. Segundo a superintendente estadual de Políticas para Juventude, Jéssica Ohana, o órgão quer “estar cada vez mais em SFI, trazendo mais benefícios para a juventude”. Ela afirmou que o executivo municipal “tem se mostrado parceira”. Por fim, a secretária nacional da juventude, Thaís Nascimento, explicou os procedimentos necessários para inclusão no benefício. ID Jovem – O programa é destinado para jovens entre 15 a 29 anos, cuja renda familiar seja de até dois salários mínimos por mês. É necessário ainda que o jovem esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 
   O cartão de ID será virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do smartphone ou impresso pela página da internet. As formas para obtenção do ID serão através do NIS (número de identificação social), que é atribuído pela Caixa Econômica Federal (CEF) às pessoas que são beneficiadas por algum projeto social e ainda não tenham cadastro no Programa de Integração Social (PIS). Caso o jovem não esteja incluso no CadÚnico, é preciso levar CPF ou identidade para cadastro. O cadastramento é feito em uma das três unidades – Centro, Ilha dos Mineiros e Praça João Pessoa – do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Decreto transfere Departamento de Juventude No final da cerimônia, a prefeita assinou o decreto nº 47, de 2 de outubro, que altera o nome da Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social para Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano. 
 O documento também transferiu o Departamento de Juventude do Gabinete da prefeita para a secretaria. Na publicação, Francimara considera “a necessidade de aperfeiçoar os serviços administrativos”, além de atender “ao princípio institucional da dignidade da pessoa humana no tocante aos nossos jovens”. Ela reitera ainda que “o município tem o dever de zelar e incentivar o protagonismo dos jovens em nossa sociedade, para que estes ganhem mais notoriedade” e contribuam “para a valorização da cultura, meio ambiente, artes e diversos segmentos da nova geração”.
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.