SFI presente no XVI Encontro Verde das Américas


      Evento ocorrerá no Rio de Janeiro, neste mês, e debaterá a conjuntura dos temas ligados à agenda ambiental Entre os dias 25 e 26 deste mês, o Rio de Janeiro sediará o Greenmeeting 2017: XVI Encontro Verde das Américas. 

    O Secretário de Meio e Ambiente e Defesa Civil Ilzomar Soares Filho e o Secretário de Fazenda Fredy Beshara participarão do evento representando a prefeita Francimara Barbosa Lemos. O evento reunirá lideranças nacionais e internacionais nas áreas ambientais e de desenvolvimento sustentável, tanto de instituições públicas quanto de organizações não governamentais. Os debates analisarão a conjuntura global dos temas ligados à agenda ambiental. 
   Na ocasião, os secretários municipais entregarão ao Ministro do Meio Ambiente Sarney Filho relatório para compensação da Bacia do Rio Paraíba do Sul pelo desastre ambiental ocorrido em 2003 quando uma barragem de rejeitos industriais se rompeu em Cataguases(MG) espalhando lignina, produto resultante da fabricação de celulose, por 200 quilômetros no Rio Paraíba do Sul. Para o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil Ilzomar Soares Filho, o município de São Francisco foi fortemente impactado pelo desastre ambiental e sofre até hoje consequências.
  “Nosso manguezal foi atingido por esse acidente, somos o segundo maior manguezal do estado e ainda sofremos com esse desastre ecológico, muitas espécies deixaram de existir”, frisou. De acordo com o Secretário, na ocasião do desastre a multa dada à Indústria Cataguases de Papel seria revertida em recursos para compensação aos danos causados ao Rio Paraíba do Sul, fato que não ocorreu. “Entregaremos ao Ministro do Meio Ambiente um relatório solicitando que se reanalise este caso e que se tomem providências para que nosso município tenha acesso a esses recursos compensatórios para implementarmos projetos que venham beneficiar nosso rio Paraíba”, enfatizou Ilzomar, ressaltando que o governo Francimara sempre esteve atento às questões ambientais. Relembrando o desastre de Cataguases 
    Em 29 de março de 2003, no município de Cataguases(MG), a barragem de um dos reservatórios da Indústria Cataguases de Papel Ltda rompeu-se, liberando cerca de um bilhão e quatrocentos milhões de litros de lixívia (ou licor negro), que é a sobra industrial da produção de celulose. O acidente afetou três estados, deixando 600 mil pessoas sem água , além de ter causado a mortandade de espécies vegetais e animais. A falta de resposta imediata ao acidente por parte dos órgãos responsáveis agravou seus impactos, tornando excessivamente moroso o início das medidas necessárias para conter os danos, bem como da responsabilização dos autores.
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.