Governo Francimara realiza limpeza do Canal de Cacimbas para melhorar o escoamento de água


  O Governo Francimara, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Transportes, realiza a limpeza parcial do Canal de Cacimbas, na localidade de Campo Novo, zona rural de São Francisco de Itabapoana (SFI). 

    O objetivo é melhorar o escoamento de água, a partir da retirada de galhadas, lama e macrófitas (plantas aquáticas). O secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, ressalta que a medida é preventiva à nova fase da lua cheia, que acontece em 5 de outubro, e à maré equinocial, nos dias 28 e 29, permitindo o retorno de um maior fluxo. 
  “A ação permitirá melhoria em todo o ecossistema, levando água com boa qualidade às fazendas que têm as atividades de gado de corte e de leite, contribuindo para a economia local. Isso é decisivo à agricultura, atendendo as comunidades de Campo Novo, Estreito, Moenda, Lagoa dos Paus e Barro Branco, que apresentam uma queda considerável de água devido à grande estiagem com mais de 120 dias. 
  Córregos, pequenos canais, lagoas e igarapés serão ocupados por água límpida, retornando de forma satisfatória para os produtores”, explicou. Ilzomar acredita que com grande esforço e dedicação, principalmente com a ajuda da prefeita Francimara, será possível tornar realidade um sonho antigo, proporcionando dias melhores na região. “Este governo é para todos! Trabalhamos a fim de gerar riqueza em nossa terra querida. Além da prefeita, gostaria ainda de agradecer ao secretário de Transporte, Gustavo Alves Ramos; aos demais colegas do Governo Francimara, ao superintendente-geral do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Fernando Guida; e ao superintendente regional do Inea, Renê Justen, por entederem da necessidade de ação com viabilidade técnica”, destacou o secretário. 
   Moradores da região e pescadores artesanais também comemoram as intervenções no Canal de Cacimbas, já que muitos se alimentam da riqueza de peixes e crustáceos. “Essas enormes áreas de canais e córregos são como as veias do meu corpo. Rezo todos os dias para essa beleza ser preservada”, revelou o pescador conhecido como Zezinho de Cacimbas. 
História –
  O Canal de Cacimbas, considerado importante na região e de grande capilaridade, tem um histórico relevante na economia. 

No século XIX, por exemplo, as pranchas de vela carregavam a produção do antigo Sertão de São João da Barra (SJB) – atualmente SFI – até a cidade de Campos dos Goytacazes, levando principalmente produtos como sacas de farinha de mandioca e açúcar, a fim de posteriormente serem escoados para os grandes centros na cidade do Rio de Janeiro. Ascom SFI
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.