SFI presente em reunião do Cosemma na Região Noroeste Fluminense


  São Francisco de Itabapoana (SFI) esteve presente na reunião do Conselho dos Secretários de Meio Ambiente (Cosemma) das regiões Norte e Noroeste Fluminense, no município de Porciúncula. O evento aconteceu teve a presença de convidados gestores regionais da Cedae e teve como debate a questão de captação e oferta de água, assim como tratamento de efluentes e suas vertentes, tanto pela empresa como pelo setor privado e de concessão. 

  Durante a reunião, o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de SFI, Ilzomar Soares, que representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, fez uma exposição da questão de intrusão de água no município, destacando a preocupação com a estiagem e os desdobramentos na economia local, como tema principal. “Gostaria de enfatizar a necessidade de ser implantado com urgência um grande projeto de recuperação de nascentes, mata ciliares e toda a bacia hidrográfica.
    O Cosemma será também subscritor, assim como o Comitê da Bacia do Baixo Paraíba, na busca de mudas para recuperação de algumas áreas no Estado do Rio de Janeiro, principalmente nas regiões Norte e Noroeste Fluminense”, argumentou o secretário. No debate, os principais assuntos discutidos tiveram como foco a distribuição de água, futuros projetos e preocupações com a demanda e ao mesmo tempo cobranças do Ministério Púbico Federal (MPF). Após a exposição dos oradores e aprovação do novo estatuto, ficou determinado que a próxima reunião será no município de São João da Barra (SJB), na Região Norte Fluminense. Ao final, o vice-prefeito de Porciúncula, Riandro Petrucci, e o presidente do Cosemma-NF, Juarez Noé, encerraram a reunião. Ascom SFI
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.