Defesa Civil de SFI conclui nesta sexta-feira primeira fase de capacitação da Redec–Norte


      Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana (SFI) participam nesta semana de capacitação promovida pela Secretaria de Estado de Defesa Civil, através da Regional de Defesa Civil Norte (Redec–Norte), que é coordenada pelo tenente-coronel Joelson. 

    O curso é realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Campos, sendo direcionado às Defesas Civis dos municípios das áreas Norte e Noroeste Fluminense. Representando a Defesa Civil de SFI estão a assessora de Direito Ambiental, Luciana Soffiati; a diretora de Fiscalização, Lucimara Cardoso; e a técnica Regilane Souza. A capacitação é dividida em quatro módulos, sendo que o primeiro, “Conhecimento Básico em Defesa Civil”, e o segundo, “Elaboração de Plano Diretor e Plano de Contingência”, tiveram início na segunda-feira (28) e a conclusão acontece nesta sexta-feira (1).
   “A prefeita Francimara Barbosa Lemos apoia oportunidades como esta e que contribuem para que o município possa estar antenado com o Governo do Estado do Rio de Janeiro nas ações prioritárias, como é o caso da Defesa Civil, quer seja em períodos chuvosos ou de seca”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de SFI, Ilzomar Soares. Informações imprescindíveis – O curso é aplicado pela Escola de Defesa Civil do Estado, através dos seus instrutores major Kelly e tenente Fernandes, que passam informações consideradas pela Secretaria de Estado de Defesa Civil imprescindíveis para os órgãos de proteção. 
    “Este curso vem ao encontro com a nova política mundial e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, focado no trabalho preventivo, trazendo conhecimento técnico para os seus gestores, principalmente para as novas gestões dos novos prefeitos. Os gestores serão capazes de formular uma política pública multidisciplinar, de coordenação de trabalhos de planejamento de mitigação, bem como planejamento de resposta, utilizando todos os recursos dos municípios, sabendo também de como solicitar ajuda do Estado do Rio de janeiro e a colaboração da União, inclusive com verbas emergenciais”, destaca a secretaria. Os dois módulos finais da capacitação, o terceiro, “Resposta ao Desastre e Elaboração de Projetos de Respostas” e o quarto, “Recuperação de Áreas de Risco para Aquisição de Recurso Federais” serão ministrados na última semana de setembro, ou seja, de 25 a 29. Ascom SFI
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU