Ampamac participando do ECOB em Parati


    Nos últimos dias 28,29 e 30 de Agosto de 2017 aconteceu na Cidade de Paraty o V ECOB – Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro com a temática “Gestão Costeira e a Integração com os Recursos Hídricos”.

  O associativista  e presidente da Ampamac – Associação de Moradores e Produtores Agrícola de Macuco, Carlos Junior esteve participando do evento representando o segmento associativista  e acompanhando os avanços e as perspectivas no que se trata de recursos hídricos, no qual nossa cidade São Francisco de Itabapoana vivencia as duas realidades temos uma grande área costeira e de outro lado tem os nossos rios e lençois freaticos. 

– Pude observar durante o ECOB o empenho dos Comitês de Bacias Hidrográficas  distribuídas ao longo do Estado do Rio de Janeiro a preocupação e a mobilização para cuidar desse patrimônio  fundamental e essencial para a Vida. 
 Durante as demais palestras e debates com estudiosos acadêmicos e os diversos departamentos reguladores e fiscalizadores nas esferas Municipais, Estaduais e  Federais tinha como objetivo chama para uma discussão e apreciação do tema.No qual todas as cidades dentre o território do Estado devem trabalhar em conjunto e até os Estados vizinhos que são envolvidos pelos rios devem unificar e cuidar desse Bem. 
  Relacionado a realidade de São Francisco foi muito bem abordado pelo  Vicente Santos, pró-reitor de pesquisas do IFF/Campos dos Goytacazes que acompanha através de estudos as alterações que vem acontecendo a principal delas a salinização da água que afeta diretamente a cadeia produtiva que tem como base a agricultura e as demais criações como: gado, frangos, suínos e demais outros. 
  O presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, João Siqueira fomentou a necessidade de estudos e parcerias e a união dos diversos setores da sociedade para cuidar e zelar plenamente dos Recursos Hídricos. 

-Saio desse encontro com certeza que a sociedade como um todo deve ser mais participativa unir esforços não só na hora da escassez e sim um trabalho continuo para preservar hoje cuidando do nosso futuro. 
Atenciosamente.
Carlos Junior Presidente da Ampamac.
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.