Núcleo de Prevenção e Apoio aos Pacientes com Câncer e Familiares inaugurado nesta terça-feira em SFI


     São Francisco de Itabapoana (SFI) passará a contar com mais um benefício na área da Saúde oferecido pelo Governo Francimara. Será inaugurado nesta terça-feira (29), a partir das 19h, o Núcleo de Prevenção e Apoio aos Pacientes com Câncer e Familiares (Nuprapac). A solenidade acontecerá no próprio espaço, na área central do município, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 180, próximo à Enel (antiga Ampla). 

    O evento contará com diversas autoridades que já confirmaram presença, além da apresentação do Grupo Art Lata e do padre Lucas Mendes de Oliveira, que abençoará as instalações. Nuprapac será veiculado à Secretaria Municipal de Saúde e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Contará com uma médica oncológica, enfermeira, assistente social e uma secretária. Na expectativa da inauguração, a responsável pelo Nuprapac, a oncologista clínica Elizabeth Uhll, falou do assunto. “Vamos trabalhar em conjunto com a rede de saúde e com o setor de Regulação do município. Iremos receber pessoas encaminhadas pelo médico para fazermos a avaliação e verificarmos o perfil do paciente. 
    Caso seja diagnosticado o câncer, iremos tomar as medidas necessárias. Também quem estiver em tratamento e desejar tirar alguma dúvida, pode nos procurar”, completou. Sonho realizado – A implantação do Nuprapac em SFI já foi pronunciada em outros momentos pela prefeita Francimara Barbosa Lemos. Desde o início da gestão, a representante do Executivo sempre falou de seu desejo em oferecer aos pacientes com câncer e a seus familiares um ambiente que pudesse ser um apoio a esses munícipes. Recentemente também foi realizada uma reunião na sede de prefeitura que definiu os últimos detalhes para a implantação. 

     O secretário de Saúde, Sebastião Campista, destacou o anseio em implantar o órgão. “O Núcleo surge de um desejo da prefeita Francimara de possibilitar à população de São Francisco acesso ao serviço de saúde, voltado para a prevenção e o tratamento do câncer. Tendo vivenciado a experiência da doença, a prefeita percebeu a importância do acesso à informação, no que tange às medidas preventivas voltadas à redução das possibilidades de contrair a doença” ressaltou Sebastião, que ainda pontuou outras informações. 
    “O Nuprapac trabalhará em três vertentes: na prevenção do câncer, na qual o município prestará informações e esclarecimentos sobre os fatores de risco para contrair a doença e as medidas de prevenção; no estudo epidemiológico em que o Núcleo realizará um trabalho voltado ao estudo da incidência da doença na região em suas diversas modalidades; e no tratamento onde o órgão atuará no acolhimento, acompanhamento e direcionamento dos pacientes acometidos pela doença para os centros de referência”, finalizou.Ascom SFI
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.