10ª Conferência Municipal de Assistência Social de SFI discute garantia de direitos do Suas


      São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou, na tarde desta terça-feira (18), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no Salão Ana Festas, no Centro da cidade, e teve como tema central “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). 

    Durante a abertura oficial da Conferência houve a apresentação do Grupo Arte Lata. A prefeita Francimara Azeredo da Silva Barbosa Lemos destacou a importância de levar as informações aos são franciscanos em relação às garantias que são asseguradas por intermédio do Suas. “Uma das prioridades do nosso Governo é a assistência social.

      A Conferência é uma grande oportunidade de os moradores de São Francisco de Itabapoana terem conhecimento dos direitos que possuem e os benefícios sociais que podem reivindicar do poder público. Tenho um carinho muito especial pela assistência social, já que ajuda a reduzir as desigualdades e a dar mais dignidade às pessoas menos favorecidas”, destacou Francimara. 
   O secretário municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social (SMTAPS), Fagner Azeredo, também ressaltou a realização do encontro. “A 10ª Conferência Municipal de Assistência Social discutiu basicamente a garantia de direitos socioassistenciais da população dentro do município de São Francisco de Itabapoana.
   O evento destacou as particularidades das necessidades sociais do nosso município, afinal, elas variam de uma cidade para a outra e nós precisávamos saber quais são as nossas”. 
  A secretária executiva da SMTAPS, Regina Gomes, reforçou a fala do secretário. “Na Conferência, o principal objetivo foi passar as ações através da Promoção Social no Governo Francimara, repassando para toda a população quais são os trabalhos realizados e os direitos dos usuários a partir da assistência prestada pela secretaria”. 
    A coordenadora do Creas do Centro, Edmara Cavalcante, lembrou que o órgão existe para garantir o direito do usuário. “Nossa função básica é reestruturar as famílias que passam por situações de violação. 
   Realizamos um trabalho para cessar esta violação e ao término do acompanhamento psicossocial e jurídico, encaminhamos a família ao Cras, a fim de dar continuidade a tudo que foi feito pelo Creas”, explicou. Já Fernanda Rosa, coordenadora do Cras da Ilha dos Mineiros, também destacou o alcance do evento. “São Francisco possui três Cras: Praça João Pessoa, Centro e Ilha dos Mineiros, que atendem também aos moradores de outras localidades do município. Aqui na Conferência foram discutidas propostas e melhorias no âmbito da assistência social para facilitar o acesso das pessoas aos seus direitos”.       Durante o encontro, houve leitura e aprovação do regimento interno, palestra com Patrick Ataliba, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), professor, mestre em Psicologia Pedagógica e especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico, além de divisão dos grupos de trabalho, apresentação e aprovação das propostas, eleição de delegado para representar SFI na Conferência Estadual e lanche Prestigiaram o evento, além de funcionários e usuários de órgãos ligados ao Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, secretários municipais e moradores de SFI em geral. Ascom SFI
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.