Gestão do Cadastro Único em SFI realiza nova busca de beneficiários do BPC para inscrição



     No município de São Francisco de Itabapoana (SFI), a equipe do Programa Bolsa Família continua a busca ativa para encontrar os usuários do benefício de prestação continuada (BPC) que ainda não estão inscritos no Cadastro Único. A ação acontece em parceria com os agentes da Saúde e objetiva evitar que os beneficiários no município tenham o pagamento suspenso.

A coordenadora do Bolsa Família e gestora do Cadastro Único em SFI, Joselma Cavalar, revelou que as próximas buscas acontecem nas localidades de Amontado, Guarixima e Brejo Grande.

“Nesta sexta-feira, dia 23, o trabalho será realizado em Amontado, onde tentaremos localizar 19 beneficiários do BPC. Já no dia 30 (sexta-feira), os atendimentos serão voltados para 11 moradores de Brejo Grande e três de Guarixima. Os serviços serão concentrados na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Amontado”, esclareceu.

Joselma reforça que, além dos beneficiários destas três localidades, é necessário que todos os agraciados com o BPC no município não inscritos no Cadastro Único procurem o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) mais perto de sua residência, a fim de realizar o agendamento para a inscrição.

“O procedimento também pode ser feito na própria Secretaria do Trabalho, Assistência e Promoção Social, localizada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, 176, em frente à Enel (antiga Ampla), no Centro. As dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone 2789-1166. Embora o prazo para a inscrição do BPC pelo critério de idade vá até o próximo dia 31 de dezembro, quem deixar para a última hora corre o risco de não conseguir o agendamento a fim de fazer o Cadastro Único, podendo ter o benefício suspenso”, alertou.

No último dia 9, na localidade de Campo Novo, de seis beneficiários do BPC, a busca ativa conseguiu efetivar quatro inclusões no Cadastro Único.

        Exigência – Após a publicação do Decreto 8.805/2016, em novembro do ano passado, os contemplados com o BPC passaram a ser obrigados a estarem inscritos no Cadastro Único. Quem recebe pelo critério de idade/BPC idoso tem até dezembro de 2017 para regularizar a situação e os beneficiários pelo critério de deficiência, até dezembro de 2018. Os que não cumprirem a exigência dentro do prazo correm o risco de ter o benefício suspenso.
Ascom SFI
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.