Porto do Açu promove concurso fotográfico


       Os fotógrafos amadores agora têm mais um motivo para registrarem a paisagem de São João da Barra: o concurso cultural “Prêmio João Batista Rocha”. O concurso, que é promovido pelo Porto do Açu, tem como objetivo incentivar o registro de memórias fotográficas de São João da Barra e, também, homenagear o fotógrafo João Batista Rocha, que durante 40 anos de profissão, registrou momentos inspiradores do município. Assim como o fotógrafo homenageado, a ideia é que moradores, trabalhadores e admiradores de São João da Barra voltem suas lentes para as paisagens sanjoanenses. 

      “A nossa cidade tem cenários mágicos, o pôr do sol mais bonito que já vi e o encontro do Rio Paraíba com o mar de Atafona que tem muita história para contar. Garanto que é impossível não se inspirar. Certamente, o concurso vai despertar o olhar “João Batista Rocha” em cada um de seus participantes”, afirmou Gleide Gomes, coordenadora de Responsabilidade Social do Porto do Açu. Para participar, basta ser um fotógrafo amador e fazer um registro recente de São João da Barra, tomando o próprio município como personagem principal. E como as belezas da cidade dispensam qualquer filtro, fotografias retocadas não entram na disputa. As fotos devem ser publicadas no Instagram, com a hashtag #premiojbatistarocha, além da data e o local onde foram tiradas. Concorrerão as publicações realizadas entre às 17h de 01 de junho de 2017 e às 18h de 12 de junho de 2017. 
    “O concurso tem o objetivo de reunir os registros capturados pelos olhos de cidadãos apaixonados por São João da Barra, assim como era o nosso fotógrafo homenageado, que assina a maioria dos cartões postais da cidade. Das praias ao cais, do primeiro ao sexto distrito, das praças ao campo, do nascer ao pôr do sol. O município tem um leque de cenários que nos convida a conhecer”, disse Flávio Martins, presidente do Conselho Municipal de Cultura. Todas as fotografias serão submetidas à avaliação de uma Comissão Julgadora, que irá selecionar as 10 melhores imagens. Serão utilizados critérios como originalidade, criatividade e adequação ao tema proposto. O autor da melhor foto receberá uma câmera fotográfica Cannon T3 I. As fotografias selecionadas participarão de uma exposição em São João da Barra. Por isso, todos os concorrentes deverão possuir a matriz da imagem enviada com tamanho mínimo de 2Mb. “A História é tudo o que nos rodeia e ela pode ser transmitida pela escrita, pela oralidade e, ainda, por fotos, que permitem eternizar momentos, belezas naturais, prédios históricos e tudo que engloba a nossa querida cidade.
      O concurso vai proporcionar a cada sanjoanense externar o seu olhar, e todos nós ficamos muito felizes pela homenagem ao saudoso filho de São João da Barra, o nosso João Batista retratista”, afirmou Lúcia Siqueira, secretária de Educação e Cultura do município. A entrega do prêmio, e lançamento da exposição, será no dia 24 de junho, às 16h, no Centro Cultural Narcisa Amália (Rua Barão de Barcelos nº 88), em São João da Barra. Para conferir o regulamento, basta acessar o hotsite do concurso, no link premiojoaobatistarocha.com.br. Todas as fotos concorrentes ficarão disponíveis no site e também poderão ser conferidas no próprio Instagram, através da hashtag #premiojbatistarocha. O concurso cultural conta com apoio da prefeitura de São João da Barra, do Conselho Municipal de Cultura e da fábrica de bebidas Thoquino. 

 Fonte Ascom SJB

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU