Secretário de Estado de Cultura visita Região Norte Fluminense para debater ações culturais com classe política, gestores e produtores locais


Região sediou duas prévias do 1º Fórum Estadual de Segmentos Culturais do Rio de Janeiro
 
    Com o objetivo de debater os planos setoriais de Cultura em todas as regionais, o Secretário de Estado de Cultura, André Lazaroni, visitou neste mês de maio a Região Norte Fluminense para participar, junto com representantes das classes políticas de municípios fluminenses, gestores e produtores locais, de duas prévias do 1º Fórum Estadual dos Segmentos Artísticos Culturais do RJ. Estas prévias têm como finalidade delinear os rumos e processos que nortearão o Fórum Estadual propriamente dito, que acontecerá no próximo mês de julho no Teatro João Caetano. As pautas envolveram debates com as prefeituras, sociedade civil, artistas e o Conselho Estadual e aconteceram em Macaé e Campos dos Goytacazes.

Secretário de Estado de Cultura, André Lazaroni, em visita à prévia do Fórum de Cultura de Campos dos Goycatazes com Carlos Junior presidente da Ampamac – Associação de Moradores e Produtores Agrícolas de Macuco.
   Na ocasião, agentes culturais, produtores, animadores, gestores governamentais, conselheiros municipais, professores, músicos e estudantes em geral tiveram acesso ao documento referência de cada Plano Setorial – especificamente das Artes Cênicas que contempla teatro, dança e circo, além dos setoriais de Artes Visuais, Música, Literatura, Cultura Popular e Audiovisual, bem como os segmentos de Patrimônio, Museus e Economia Criativa. Foram apresentadas as características de cada cidade e ideias que podem ajudar a incrementar e impulsionar as atividades locais.
 
    Tendo o diálogo como pilar fundamental de suas relações profissionais, especialmente quando o assunto são politicas públicas, o Secretário de Estado de Cultura, André Lazaroni, se reuniu com os diversos participantes para identificar as principais demandas de cada município, debater ideias e sinalizar que SEC está à disposição para todos os agentes envolvidos. Considerando que a cultura – segundo o próprio secretário – “é um dos caminhos possíveis para o país superar a crise em que está vivendo”. 

    Com o objetivo de buscar parcerias para atrair projetos de cultura para serem desenvolvidos na Associação de Moradores e Produtores Agrícolas do Macuco (Ampamac), o presidente da instituição, Carlos Júnior, participou do Fórum realizado no IFF de Campos.

    “A participação da Ampamac no evento foi importante para conhecermos as principais políticas públicas deste segmento no Estado do Rio de Janeiro, para que no futuro possamos buscar apoio para o desenvolvimento da cultura”, disse Carlos.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU