Aberto o Festival Gastronômico Sabores da Barra


         Foi aberto oficialmente na noite de quinta-feira, 13, o 1º Festival Gastronômico Sabores da Barra, no Balneário de Atafona, em São João da Barra. Implantado para promover o turismo e a geração de renda por meio da culinária local, o evento movimentará o final de semana da Páscoa no município. Realizado pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio- RJ) via Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Festival tem o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Nesta sexta-feira, 14, e sábado, 15, o horário de funcionamento será das 12h ás 23h e no domingo, 16, das 12h ás 17h. A importância do evento, segundo a prefeita Carla Machado, é a inclusão de São João da Barra no circuito gastronômico do Estado do Rio de Janeiro, objetivando a geração de trabalho e renda para comerciantes e o entretenimento e o lazer para a população e visitantes. “Desta forma, criamos um atrativo no calendário turístico do município com evento de gastronomia na Semana Santa”, enfatizou a prefeita, ressaltando a parceria com a iniciativa privada como fundamental e essencial para o desenvolvimento econômico do município neste momento de crise financeira. 
       O presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Noroeste Fluminense e diretor da Fecomércio-RJ, Edmilson Ladeira, representou o presidente da Fecomércio-RJ, Orlando Diniz, na abertura oficial. “Este Festival proporcionará a mudança da cultura e do comportamento por meio de um evento de gastronomia, aprimoramento das técnicas de culinária, novos visitantes e o aquecimento da economia”, comentou Edmilson, anunciando para os próximos anos a realização de um concurso para eleger o melhor chef do Festival, que representará o município em outros eventos no Estado do Rio de Janeiro. O deputado estadual Jair Bittencourt, que ocupa atualmente o cargo de secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, participou da solenidade de abertura oficial. “Trouxemos, por meio da Fecomércio, um evento de alta qualidade para São João da Barra por acreditar no potencial de desenvolvimento do município”, discursou Bittencourt, enaltecendo a participação de produtores e microempreendedores rurais, e a presença de secretários municipais, vereadores, empresários e pessoas da comunidade.


          Os visitantes, durante todos os dias, terão acesso a um cardápio diversificado em variedades e custos. O Prato Festival, oferecido pelos estabelecimentos a R$ 20,00, apresenta diversas opções: salmão à belle meuniere, bobó de camarão na mini moranga, mix de petisco, cação à doré e à parmegiana, trio mister de peixe, strogonofe e fettuccine de camarão, peroá com aipim frito, contra filé com batata frita, caldeirada, entre outros. Food trucks e food bikes, completam as alternativas de alimentação. Oficinas de culinária, ministradas pelo Programa Banco Rio de Alimentos do Sesc e pela Área de Gastronomia do Senac, acontecerão todos os dias, com limite de 20 vagas por oficina. As primeiras oficinas, de bolinho de batata doce com frango e aveia, beijinho de arroz e suco de casca de manga com limão, aconteceram na quinta-feira. Já nesta sexta, 14, às 16h e às 21h30, oficina de hambúrger de berinjela com creme de batata doce, cocada de alface e suco de inhame com limão. Ás 19h, oficina de bacalhau à Gomes de Sá. 
       A noite de quinta-feira foi animada pela banda FM Size. Sexta-feira, 14, será a vez de Ângelo Nani, às 17h, e banda Segredo de Estado, às 21h30. Realizada num ambiente familiar e agradável, a programação dispõe ainda de área de recreação infantil, área de exposição e comercialização de artesanato e doces locais, além de produtos da Associação da Agroindústria Familiar do Estado do Rio de Janeiro com apoio do projeto Prosperar. 
 Fonte: Secom
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU