Globo adota esquema hollywoodiano para criar efeitos visuais de novela das 18h Novo Mundo |


Gravações precisaram se adaptar às novas necessidades.


A primeira fase da novela Novo Mundo, aventura romântica ambientada no Brasil do início do século XIX, representa também uma nova realidade nos bastidores das produções da Globo. Um esquema hollywoodiano foi adotado para dar vida à trama de colonização, com uma nau construída em computação gráfica e figurantes virtuais criados por captura de movimentos.
Para chegar aos resultados dos efeitos visuais foram necessários quatro meses, um intervalo de  tempo mais próximo do cinema do que da TV: “Para a conclusão dos efeitos é necessária uma organização de acordo com as necessidades de cada projeto. No caso do Novo Mundo houve várias frentes, pois era preciso fazer as caravelas em 3D, as simulações do mar, testes de render, Mocap dos personagens virtuais, conceituação e gravação de bases para inserir no chroma key, entre outros efeitos. Toda essa demanda já começou na pré-produção”, explica o departamento de comunicação da Globo ao Omelete.
Inovação que significou uma uma adaptação das gravações da novela em relação às necessidades para a produção de efeitos visuais – para que o trabalho seja feito com qualidade, algumas diárias precisaram ser realizadas apenas com foco nos efeitos, algo que não é comum para os folhetins. No total, sete profissionais são responsáveis pelos efeitos visuais de Novo Mundo, mas o número pode variar de acordo com a demanda. Trabalho que não deve parar na primeira parte da novela, tradicionalmente mais elaborada, com o outros elementos sendo introduzidos no decorrer da trama. No vídeo a seguir, a equipe de efeitos visuais da novela, supervisionada por Enrico Gigliotti, explica as técnicas adotadas, desde da criação virtual da nau, até o nivelamento de qualidade entre o real e o virtual:
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU