Estado assina convênio para implementação de escolas profissionalizantes de empreendedorismo


  Marcia Costa-Ascom
Escolas estão localizadas também em Campos, São Francisco de Itabapoana, Conceição de Macabu, Itaperuna e Santo Antônio de Pádua
O Governo do Estado do Rio de Janeiro assinou, nesta semana, convênio pioneiro no país para implementação de escolas profissionalizantes voltadas ao Empreendedorismo. Por meio do acordo, o Sebrae será parceiro da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), treinando professores e ministrando oficinas sobre como empreender e abrir negócios para alunos de 37 unidades de ensino públicas de horário integral, localizadas em 26 municípios. Em quatro anos, as unidades de ensino atenderão a 20 mil estudantes.
“É muito importante ter essas 37 escolas em horário integral dando formação aos jovens. Essa parceria com o Sebrae é excelente e vamos trabalhar para conseguir novas parcerias nesse segmento”, ressalta o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.
As escolas estão localizadas na capital do Rio de Janeiro e nos municípios de Niterói, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Magé, Itaguaí, Paracambi, Japeri, São Gonçalo, Itaboraí, Barra do Piraí, Barra Mansa, Volta Redonda, Rio Claro, Resende, Pinheiral, Campos, São Francisco de Itabapoana, Conceição de Macabu, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Petrópolis, Saquarema, São Pedro da Aldeia e Valença.
“Os estudantes dessas escolas terão carga adicional de Matemática, Português e Inglês, além de quatro disciplinas voltadas ao empreendedorismo, por exemplo, como montar seu próprio negócio”, informa o secretário Wagner Victer.
O diretor-superintendente do Sebrae, Cezar Vasquez, destaca que a iniciativa não poderia vir em momento mais oportuno.
“Em um período de crise, o empreendedorismo é o melhor caminho para absorver jovens que estão fora do mercado formal de trabalho. Ou seja, o Rio de Janeiro sai na frente, pois o Brasil não tem essa cultura de formação de empreendedores”, pontua Cezar Vasquez.
As escolas que fazem parte do convênio aderiram ao Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC).


 Fonte Ascom
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU