Nível de rios de sobe em Campos, RJ, mas não apresenta riscos, diz DC


Segundo Defesa Civil, Paraíba do Sul atingiu a cota de 6,25 m nesta terça.
Rio Ururaí subiu mais de dois metros nos últimos dias.

Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul  (Foto: Zig Koch / Agência Nacional de Águas)
A Defesa Civil de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, informou que os dois rios que cortam a cidade, Paraíba do Sul e Ururaí, subiram de nível com as chuvas dos últimos dias na região sudeste. O Rio Paraíba do Sul atingiu a cota de 6,25 metros nesta terça-feira (15), tendo subido um metro desde domingo (13) até hoje. O Rio Ururaí subiu mais de dois metros nos últimos dias.
O diretor executivo da Defesa Civil, major Edison Pessanha, informou que, diariamente, o órgão vem realizando a medição dos rios. Segundo o major, a elevação do Rio Paraíba tem como resultado as chuvas de estados como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
“A chuva daqui não interfere no nível do rio”, explica, lembrando que a quota de transbordo do rio é de 10,40 metros, mas que já foi 9,60 metros, antes da retirada de famílias da Ilha do Cunha. Hoje, os antigos moradores de lá residem no conjunto habitacional do Esplanada.
“Até o dia 11, o Ururaí estava abaixo da régua. Hoje, está com cota de 2,34 metros porque choveu na região do Imbé”, informou o major Pessanha.  Ele explica que, somente nos últimos três dias, choveu 165,5 milímetros, quase o previsto para o mês, que é 185 ml.
O Rio Ururaí recebe água de Lagoa de Cima, onde também desaguam  outros rios, como Mocotó, Urubu, Imbé, Rio da Marreca, entre outros.
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU